terça-feira, 28 de abril de 2009
GESTAR II
O GESTAR II – Matemática tem por objetivo geral tornar os professores competentes para desencadear e conduzir um processo de ensino contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para o uso do conhecimento matemático, bem como para o planejamento e a avaliação de situações didáticas que articulem atividades apoiadas em pressupostos da Educação Matemática.O que torna esse Programa inovador em relação a outros programas de formação é que apresenta uma forma de organização de currículo em rede, mobiliza e desenvolve o conhecimento matemático a partir de situação-problema da realidade sociocultural, capacita o professor a transpor para a sala de aula os conhecimentos desenvolvidos por meio das atividades propostas e introduz o professor aos conceitos fundamentais da teoria e prática da Educação Matemática.Ao final do Programa espera-se que o professor possa identificar temas relevantes na vivência individual e social que envolve a matemática, saiba formular e resolver situações-problemas relacionadas aos temas, desenvolvendo conteúdos que surgem naturalmente das situações-problemas, estabelecendo conexões naturais não subordinadas à linearidade imposta por pré-requisitos.O currículo em rede é uma forma de organizar o conhecimento em uma visão mais integrada, levando em conta que uma dada situação requer e permite explorar uma multiplicidade de conceitos e procedimentos. Os conceitos aparecem articulados e integrados nas situações-problemas possibilitando ao professor e ao aluno conceber e representar o conhecimento como algo dinâmico, interativo e complexo, não estanque. Assim, esta proposta de trabalho parte de situações-problema para concretizar na prática o currículo em rede.A proposta pedagógica do GESTAR II – Matemática envolve Conhecimentos Matemáticos, Conhecimentos de Educação Matemática, Transposição Didática.Na disciplina de MATEMÁTICA todos os cadernos são compostos por quatro unidades e possuem um título geral. Em cada unidade encontramos conhecimentos relacionados aos três eixos (Conhecimentos Matemáticos, Conhecimentos de Educação Matemática, Transposição Didática), assim constituídos:Título da unidade e nome do autor;Iniciando a Conversa – introdução à unidade;Definindo ponto de chegada – define os objetivos de aprendizagem;Seções – subdivisões da unidade;Ao iniciar cada seção com uma situação-problema, o professor cursista vivenciará um novo modo de aprender matemática a partir de alguma situação do mundo real (Seção 1) e que para sua solução requer busca e construção de conhecimentos matemáticos (Seção 2). Isso ocorre a partir de necessidades geradas por uma situação real, e não imposta, fazendo uso de teorias da Educação Matemática para apoiar o professor cursista a crescer em sua relação com a matemática e no modo como a utiliza em sua vida, entendendo e ajudando a construir a Educação matemática de seus alunos. Os conhecimentos relativos ao terceiro eixo, aparecem sempre na Seção 3 e visa ajudar o cursista a conhecer e produzir situações didáticas que facilitem o desenvolvimento em sala de aula, de conhecimentos matemáticos vistos nas Seções 1 e 2.Os textos matemáticos a serem estudados na Transposição Didática (Seção 3) adaptam o saber puro e sistematizado a um conhecimento mais dinâmico da vida real. A Transposição Didática será sempre sugerida com base em alguns questionamentos como: que situações-problema se constituirão em desafio para os alunos? Como julgar a relevância, grau de motivação do aluno em resolvê-las, abrangência dos conceitos envolvidos, capacidade das situações em propiciar questões e respostas variadas? Que conhecimentos os alunos já possuem a respeito?É necessário garantir que a situação não seja simples demais ou muito complexa a ponto de desestimular os alunos.Existem outros recursos proporcionados pela leitura dos cadernos como Integrando a matemática ao mundo real que traz uma problemática do mundo atual um tema transversal, contexto no qual é gerada a situação-problema, para ser discutida, interpretada e discutida à luz das ideias e conceitos matemáticos; Sistematizando, Recado, Lembrete que são pequenos textos recordando ideias ou conceitos da matemática necessários para a compreensão da situação-problema e conceitos que estão sendo desenvolvidos; Articulando Conhecimentos, textos que introduzem ou aprofundam conceitos; Aprendendo sobre situação matemática são pequenos textos com abordagem de tópicos da teoria de educação matemática; Refletindo se constitui em momento de reflexão sobre as estratégias de aprendizagem utilizadas para a construção do próprio conhecimento; Resumindo traz, sempre ao final de cada seção, as principais ideias desenvolvidas; Para saber mais são textos que aprofundam alguns pontos; Um recado para a sala de aula sugere atividades de aplicação dos conteúdos ou lembram posturas importantes para o professor; Texto de referência e perguntas para seu estudo são textos complementares com perguntas orientadoras. O estudo deste texto é obrigatório e o tempo destinado à sua leitura faz parte da carga horária do Programa; Leituras sugeridas recomenda sempre de três a cinco leituras por unidade com resenha e referência bibliográfica; Bibliografia traz textos de fundamentação usados pelo autor; Solução das atividades de estudos e das perguntas do texto de referência são chaves de correção de estudos.Na parte II de cada caderno encontramos três tarefas:Socializando seu conhecimento que representa a lição de casa, tendo por objetivos rever e sintetizar por escrito as ideias principais da unidade, refletir sobre os desafios da Transposição Didática, registrando-os por escrito e elaborar uma produção escrita a ser entregue ao formador, contendo produções de seus alunos. Esta tarefa faz parte da avaliação formativa do professor cursista e está apenas nas unidades pares.Na parte III estão duas Oficinas que são os encontros presenciais.A avaliação do Programa será feita por meio da avaliação do desempenho escolar dos alunos envolvidos no Programa, de forma processual, podendo ser desenvolvidas duas avaliações diagnósticas, uma no início e outra no final do Programa; avaliação do desempenho dos professores cursistas nas sessões presenciais, pelo material produzido, pelo desempenho das atividades desenvolvidas em sala de aula e por avaliações de conteúdo e avaliação institucional do Programa por meio de auto-avaliação e avaliação dos demais agentes, fornecendo dados processuais da execução do Programa, pontos positivos e outros a melhorar.A certificação dos cursistas dependerá de 100% de frequência nos encontros presenciais, do desempenho nas oficinas, do cumprimento das atividades à distância, da auto-avaliação e da apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha.O programa pede uma análise reflexiva de todos os participantes no que se refere a questões como ensino/aprendizagem, relação professor/aluno, papel do professor, sala de aula como espaço educativo, avaliação, concepção de competência, relação comunidade/escola/família. Concluindo assim que essas são questões fundamentais para o sucesso do processo educativo.Por todo exposto acima, acreditamos que o GESTAR II será um Programa de sucesso e contribuirá para a melhoria efetiva da qualidade da Educação Pública.
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